CURSOS SOBRE A ASSISTÊNCIA SOCIAL E O SUAS
A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E O SUAS
Para quem é este curso?
1 — Este é um curso ideal para os profissionais e gestores da área de Assistência Social, especialmente aqueles que necessitam aprofundar os conhecimentos sobre a política de Assistência Social e seu sistema operacional, o SUAS.
De uma forma geral, destacamos:
Profissionais das equipes multidisciplinares — assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, orientadores jurídicos, orientadores sociais, entre outros, que atuam em órgãos públicos e nas entidades de assistência social e OSCIs.
Gestores da Assistência Social nomeados, porém, conhecem pouco sobre a área ou necessitam de aprofundamento para qualificar sua gestão; adjuntos e assessores.
Coordenadores ou similares de CRAS, de CREAS, de SCFV referenciados, outros serviços tipificados de Assistência Social, especialmente no âmbito da proteção social de Alta Complexidade, tais como: SAICA, SAI-ILPs, Repúblicas, etc. Inclui-se aqui as diretorias de entidades e OSCs que atuam com o SUAS.
2 — Este é uma formação muito interessante para as pessoas que exercem algum cargo ou função que possui uma relação direta ou indireta com o SUAS, especialmente nas deliberações e tomadas de decisões administrativas, financeiras ou de articulação operacional.
Destacamos:
Secretários, diretores e equivalentes de secretarias ou departamentos afins com a assistência social na área da educação, saúde, planejamento, contabilidade, financeiro e outros conforme o porte do município.
Prefeitos e presidentes de fundos municipais de solidariedade e vereadores ou candidatos à vereança.
Diretorias de entidades de assistência social e OSCis.
Conselheiros nomeados para o CMAS — Conselho Municipal da Assistência Social.
3 — Pode ser uma capacitação muito útil, também, para aqueles que irão prestar concurso público ou provas seletivas, estudantes e estagiários e pessoas interessadas na área de uma forma geral.
O que o participante aprende no curso?
Existe uma formatação específica e abrangente para este curso, porém ele pode ser ajustado para se adequar às necessidades e disponibilidades locais. Neste caso, o contratante pode escolher algumas áreas em que deseja uma abordagem sumária ou mais focada.
1 - Todo participante adquire uma visão ampla da política de Assistência Social com destaques para a LOAS, A PNAS, as NOBs e outras normativas fundamentais para a operacionalidade desta política nas suas 03 funções: oferta de proteção social, Controle Social e Vigilância, pautados nos princípios da matricialidade sociofamiliar e territorialização, notadamente.
2 - O participante conhecerá todos os componentes da estrutura operacional, deliberativa, de controle e de pactuação da Assistência Social nas 03 esferas de governo.
3 - Ele obterá conhecimentos básicos e essenciais sobre a estrutura do SUAS, conforme o porte do município e a operacionalidade dos 03 níveis de proteção social: PSB — Proteção Social Básica, PSE_MC- Proteção Social Especializada de Média Complexidade, PSE_AC- Proteção Social Especializada de Alta complexidade, nos parâmetros dos serviços tipificados.
4 — O profissional terá uma visão mínima necessária sobre a estrutura do financiamento da Assistência Social, nos 3 níveis de governo; os instrumentos de gestão, com destaque para o plano plurianual de assistência social.
5 — O participante irá se familiarizar com o mapa geral da documentação essencial da área e os sistemas registros, dados e informações tais como: PBF(SIGPBF, SIBEC,V7,SICON); CADÚnico (SISCadÚnico, V7) ASSISTÊNCIA SOCIAL (CadSuas, SuasWeb, Carteira do Idoso, SISC, CNEAS, Plano de Ação, SAA, Dados BPC/RMV; BPC na Escola; RMA, SIMPET, Prontuário eletrônico, CENSO SUAS 2016; Termos de Aceite e Expansão; Termo de Aceite Primeira Infância no SUAS; os relatórios e outros.
6 - Todo participante terá um panorama sobre o órgão gestor municipal: estrutura e funcionamento (serviços, programas, projetos e benefícios) funções e papéis; a vigilância socioassistencial, os dados e os registros; a articulação entre a rede socioassistencial e com a rede de políticas intersetoriais e outras locais específicas.
O órgão gestor e os equipamentos, serviços, programas e benefícios nos 03 níveis de proteção social, os respectivos referenciamentos e contrarreferenciamentos.
O CMAS — Conselho Municipal de Assistência Social e o órgão gestor.
Qual a modalidade do curso?
Este curso é oferecido nas modalidades: a) presencial; b) on-line, ao vivo e c) mista.
Qual a carga horária?
A carga horária mínima é de 24 horas.
Na modalidade presencial, pode ser distribuída em 3 ou 4 encontros. Nas modalidades online ao vivo ou mista, pode ser fracionada entre 4 e 8 encontros.
Outras possibilidades sob consulta.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO, PELO CEL. (18)99117-5356, PARA SOLICITAR UM ORÇAMENTO.
O CRAS COMO EQUIPAMENTO PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA
Para quem é este curso?
1 — Este é um curso ideal para os profissionais que atuam diretamente com o CRAS — Centro de Referência de Assistência Social, tais como:
Equipes multidisciplinares, (assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e outros);
Orientadores sociais e similares;
Aqueles com funções administrativas;
Coordenadores, gerentes e similares.
2 — É uma formação necessária para os Gestores da Assistência Social nomeados, porém, conhecem pouco sobre a área ou necessitam de aprofundamento para qualificar e fundamentar sua gestão, assim como seus adjuntos e assessores.
3 — Essa capacitação pode, também, qualificar os demais integrantes da rede socioassistencial que atuam em outros serviços, programas, projetos e benefícios, os quais compartilham as mesmas responsabilidades e compromissos com o fortalecimento do SUAS, dentre os quais destacamos:
Profissionais da Proteção Social Especial de Média Complexidade (CREAS ou Equipe de Referência, ou ainda, outros serviços ou programas referenciados, conforme o contexto local);
Profissionais do CadÚnico — Cadastro Único da Assistência Social;
Profissionais do Programa Bolsa Família.
Profissionais dos Benefícios Eventuais.
Profissionais de Referência da Proteção Social de Alta Complexidade.
Profissionais de apoio e administrativos.
4 — Este curso é interessante para conselheiros do CMAS, do CMDCA, do CMPI e outros que compõem o Sistema de Garantia de Direitos e que têm interface com a Assistência Social e, particularmente, com a proteção social básica.
5 — Esta é uma formação que, também, oferece conhecimentos necessários ao desempenho das atribuições dos Conselheiros Tutelares em exercício, suplentes e, inclusive, aos candidatos ao Conselho Tutelar. Considera-se, aqui, que o colegiado requisita serviços de PSB e faz o respectivo acompanhamento.
6 — Destaca-se, ainda, a oferta desta capacitação à rede de políticas públicas setoriais, às entidades que desenvolvem serviços ou programas de assistência social e integrantes do Sistema de Garantia de Direitos.
7 — Pode ser uma formação muito útil, também, para aqueles que irão prestar concurso público ou provas seletivas, estudantes e estagiários e profissionais interessadas na área de uma forma geral.
O que o participante aprende no curso?
Existe uma formatação com diferentes níveis de aprofundamento para este curso que possibilita um alinhamento com as necessidades dos participantes e contexto local. Nesta perspectiva, o contratante pode escolher algumas áreas em que deseja uma abordagem sumária ou mais focada.
1 — Todo participante adquire uma visão ampla sobre o CRAS como equipamento de Proteção Social Básica, direcionada para o referenciamento da Assistência Social (porta de entrada), na territorialidade e na matricialidade sociofamiliar; o referenciamento e o contrarreferenciamento; o lugar do CRAS na rede socioassistencial.
2 — Ele terá conhecimento sobre o que faz o CRAS, seus objetivos, funções, os serviços de PSB tipificados, executados e os referenciados no CRAS, os programas de PSB e os benefícios eventuais.
A execução obrigatória do PAIF.
A gestão do território, com destaque para a busca ativa.
A execução e/ou referenciamento do SCFV.
O programa Bolsa Família.
Os benefícios eventuais.
3 — O participante obterá uma visão mínima necessária sobre o "Protocolo de Gestão Integrada entre Serviços, Programas e Benefícios" e, nesta perspectiva, fazer a gestão desta integração no âmbito da PSB.
4 — O profissional que atua no CRAS compreenderá como deve ser elaborado o fluxo interno do CRAS e o respectivo protocolo e receberá um roteiro orientador para sua elaboração, com destaque para:
A acolhida inicial e a permanente.
A escuta qualificada e seus diferentes estágios.
O ciclo dos encaminhamentos inclusivos.
A inclusão nos serviços e programas do CRAS ou a ele referenciados.
5 — O participante saberá qual é a documentação essencial para o funcionamento do CRAS: os planos, os formulários, os registros, os sistemas, o fluxo de dados e informações e a Vigilância Socioassistencial.
6 — Os integrantes da capacitação receberão conhecimentos sobre a composição da equipe do CRAS conforme NOB/RH SUAS e as principais atribuições.
Os papéis, o perfil e os compromissos com a efetivação do SUAS: o que cada um faz, o que fazem juntos, o que não pode ser feito.
A capacitação e a autocapacitação permanente: capacitar-se em quê? Para quê?
Qual a modalidade do curso?
Este curso é oferecido nas modalidades: a) presencial; b) on-line, ao vivo e c) mista.
Qual a carga horária?
1 — Carga horária mínima de 18 horas para equipes que atuam diretamente com o CRAS
Na modalidade presencial, pode ser distribuída em 2 encontros sequenciais. Nas modalidades online ao vivo ou mista, pode ser fracionada entre 3 e 6 encontros. Outras possibilidades sob consulta.
2 — A carga horária mínima é de 8 horas para integrantes da rede socioassistencial, rede intersetorial, SGD, Conselheiros outros.
Na modalidade presencial, pode ser distribuída em 1 encontro. Nas modalidades online ao vivo ou mista, pode ser fracionada entre 2 encontros.
Outras possibilidades sob consulta.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO, PELO CEL. (18)99117-5356, PARA SOLICITAR UM ORÇAMENTO.
O PAIF — SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA
Para quem é este curso?
1 — Este é um curso formatado para que os profissionais que executam o PAIF obtenham conhecimentos essenciais que os capacitem a operacionalizar o serviço de modo eficiente, eficaz e efetivo.
Ele é, também, extensivo àqueles que atuam no CRAS — Centro de Referência de Assistência Social, os quais durante a formação irão adquirir conhecimentos para compreender o que é PAIF, diferenciando-o de outras ações e serviços, facilitando, assim, as articulações.
Dentre esses profissionais destacamos:
Equipe multidisciplinar do PAIF.
Equipes multidisciplinares do CRAS (assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e outros);
Orientadores sociais e similares;
Aqueles com funções administrativas;
Coordenadores, gerentes e similares.
2 — É uma formação necessária para os Gestores da Assistência Social nomeados, porém, conhecem pouco sobre a área ou necessitam de aprofundamento para qualificar e fundamentar sua gestão, assim como seus adjuntos e assessores.
3 — Essa capacitação pode, também, qualificar os demais integrantes da rede socioassistencial que atuam em outros serviços, programas, projetos e benefícios, os quais compartilham as mesmas responsabilidades e compromissos com o fortalecimento do SUAS, dentre os quais destacamos:
Profissionais da Proteção Social Especial de Média Complexidade (CREAS ou Equipe de Referência, ou ainda, outros serviços ou programas referenciados, conforme o contexto local);
Profissionais do CadÚnico — Cadastro Único da Assistência Social;
Profissionais do Programa Bolsa Família.
Profissionais dos Benefícios Eventuais.
Profissionais de Referência da Proteção Social de Alta Complexidade.
Profissionais de apoio e administrativos.
4 — Pode ser uma formação muito útil, também, para aqueles que irão prestar concurso público ou provas seletivas, estudantes, estagiários e profissionais interessadas na área de uma forma geral.
O que o participante aprende no curso?
Este curso está formado para propiciar à equipe do PAIF conhecimentos necessários para compreender o PAIF no contexto do SUAS e da PSB e sua execução obrigatória pelo CRAS.
1 — Todo participante adquire uma visão ampla sobre o lócus do PAIF como serviço essencial para o funcionamento do CRAS e oferta de proteção básica integral às famílias; a composição da equipe de referência, os papéis e atribuições.
2 — Ele terá conhecimento sobre o que é o PAIF como serviço tipificado, considerando a matriz da tipificação.
Nomenclatura/designação alinhada ao SUAS; descrição do serviço; usuários; objetivos; provisões; trabalho social com famílias; aquisições e as seguranças socioassistenciais; condições e formas de acesso; unidade, período de funcionamento; abrangência; articulação com a rede; impacto social esperado.
3 — Todo integrante da capacitação terá uma visão detalhada sobre a estrutura do PAIF e uma perspectiva sobre como deve ser o fluxo interno deste serviço, articulado ao fluxo do CRAS.
4 — O profissional participante irá adquirir durante a capacitação conhecimentos sobre o desenvolvimento das ações do PAIF:
A acolhida inicial e permanente — o que é, qual o objetivo e como desenvolver.
A escuta qualificada em seus diversos estágios — o que é, qual objetivo e como desenvolver.
O ciclo de encaminhamento inclusivo — o que é, qual objetivo e como desenvolver.
As ações particularizadas — o que é, com quem, os objetivos, a frequência e como desenvolver.
O acompanhamento de famílias — o que é, quem será acompanhado, quais objetivos, como se deve realizar um acompanhamento sistemático e quais são os resultados que se deve construir.
As oficinas PAIF — o que são, quem participa, quais objetivos e como devem ser desenvolvidas as oficinas PAIF para além do artesanato.
As ações comunitárias — o que são, quem participa, quais objetivos e como devem ser desenvolvidas.
5 — O participante saberá qual é a documentação essencial para o desenvolvimento do PAIF, os registros e o fluxo de informações.
6 — O integrante desta formação irá adquirir uma perspectiva sobre a gestão técnica do PAIF e a gestão de tempo para: fazer articulações, registros, discussão em equipe, planejamento, monitoramento e avaliação do serviço.
Qual a modalidade do curso?
Este curso é oferecido nas modalidades: a) presencial; b) on-line, ao vivo e c) mista.
Qual a carga horária?
A carga horária mínima é de 18 horas para equipes que atuam diretamente com o PAIF.
Na modalidade presencial, pode ser distribuída em 03 encontros. Nas modalidades online, ao vivo, ou mista, poderá ser fracionada entre 3 e 4 encontros.
Outras possibilidades sob consulta.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO PELO CEL. 18) 98117-5356, para SOLICITAR UM ORÇAMENTO.
O SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS- SCFV
EM BREVE!
Até lá entre em contato conosco pelo cel. (18) 991175356
PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DE MÉDIA COMPLEXIDADE - PSB_MC
O CREAS OU EQUIPE DE REFERÊNCIA
Para quem é este curso?
1 — Este é um curso ideal para os profissionais que atuam diretamente com o CREAS — Centro de Referência Especializado de Assistência Social, tais como:
Equipes multidisciplinares, (assistentes sociais, psicólogos, orientadores jurídicos e outros);
Orientadores sociais e similares;
Aqueles com funções administrativas;
Coordenadores, gerentes e similares.
2 — É uma formação necessária para os Gestores da Assistência Social nomeados, porém, conhecem pouco sobre a área ou necessitam de aprofundamento para qualificar e fundamentar sua gestão, assim como seus adjuntos e assessores.
3 — Essa capacitação pode, também, qualificar os demais integrantes da rede socioassistencial que atuam em outros serviços, programas, projetos e benefícios, os quais compartilham as mesmas responsabilidades e compromissos com o fortalecimento do SUAS, dentre os quais destacamos:
Profissionais da Proteção Social Básica (CRAS e outros serviços ou programas referenciados ao CRAS, conforme o contexto local);
Profissionais do CadÚnico — Cadastro Único da Assistência Social;
Profissionais do Programa Bolsa Família.
Profissionais dos Benefícios Eventuais.
Profissionais de Referência da Proteção Social de Alta Complexidade.
Profissionais de apoio e administrativos.
4 — Este curso é interessante para conselheiros do CMAS, do CMDCA, do CMPI e outros que compõem o Sistema de Garantia de Direitos e que têm interface com a Assistência Social e, particularmente, com a proteção especial de média complexidade.
5 — Esta é uma formação que, também, oferece conhecimentos necessários ao desempenho das atribuições dos Conselheiros Tutelares em exercício, suplentes e, inclusive, aos candidatos ao Conselho Tutelar. Considera-se, aqui, que o colegiado requisita serviços de PSE_MC e faz o respectivo acompanhamento.
6 — Destaca-se, ainda, a oferta desta capacitação à rede de políticas públicas setoriais, às entidades que desenvolvem serviços ou programas de assistência social e integrantes do Sistema de Garantia de Direitos.
7 — Pode ser uma formação muito útil, também, para aqueles que irão prestar concurso público ou provas seletivas, estudantes e estagiários e profissionais interessadas na área de uma forma geral.
O que o participante aprende no curso?
Existe uma formatação com diferentes níveis de aprofundamento para este curso, possibilitando um alinhamento com as necessidades dos participantes e contexto local. Nesta perspectiva, o contratante pode escolher algumas áreas em que deseja uma abordagem sumária ou mais focada.
1 — Todo participante adquire uma visão ampla sobre o CREAS como equipamento de Proteção Especial de Média Complexidade e o lugar do CREAS na rede socioassistencial: o que é, o que faz e para quem faz?
1.1 — No caso de município de pequeno porte, esta proteção especial de média complexidade é ofertada por uma equipe de referência.
2 — Ele terá conhecimento sobre os eixos norteadores do CREAS.
O que é a atenção especializada e a qualificação do atendimento.
A territorialização no âmbito da proteção especial de média complexidade.
O acesso a direitos socioassistenciais.
Centralidade na família.
Mobilização e participação social.
Trabalho em rede, especialmente a discussão e decisões sobre os "casos".
3 — O Mapa dos Serviços de Proteção de Média Complexidade Tipificados no SUAS.
4 — A gestão do trabalho no CREAS, elencando todas as ações que cabem a este equipamento e o destaque para o Desenvolvimento do Trabalho Social no CREAS com base nos serviços tipificados.
Planejamento.
Coordenação dos recursos humanos e trabalho em equipe interdisciplinar.
Acolhida inicial e acolhida permanente.
Referenciamento de situações de violação de direitos.
Orientações.
Encaminhamentos monitorados.
Estudo e análise diagnóstica.
Elaboração de plano familiar (PAF) ou individual (PIA).
Acompanhamento especializado individual e/ou grupal.
Articulação em rede — discussão de “casos” e definição de ações intersetoriais e as audiências concentradas.
Registro de dados e de informações.
Produção de documentos e o fluxo de informações, com destaque para Vigilância Socioassistencial.
Contrarreferenciamentos.
5 — A particularidade dos serviços de média complexidade tipificados:
O PAEFI — Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos: a) Matriz Tipificada deste serviço: os padrões do serviço; b) O que faz, como faz e para quem faz?
Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos e suas Famílias. PSE_PDIF: a) Matriz Tipificada deste serviço: os padrões do serviço; b) O que faz, como faz e para quem faz?
Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa — LA e PSC: a) Matriz Tipificada deste serviço: os padrões do serviço; b) O que faz, como faz e para quem faz?
Serviço Especializado em Abordagem Social. a) Matriz Tipificada deste serviço: os padrões do serviço;
6 — O participante obterá uma visão mínima necessária sobre o "Protocolo de Gestão Integrada entre Serviços, Programas e Benefícios" e, nesta perspectiva, fazer a gestão desta integração no âmbito da Proteção Social de Média Complexidade, com destaque para o Programa Bolsa Família e Criança Feliz.
7 — O profissional que atua no CREAS compreenderá como deve ser elaborado o fluxo interno do CREAS e o respectivo protocolo.Ele receberá um roteiro orientador para sua elaboração, com destaque para:
A porta de entrada e a acolhida inicial.
A escuta qualificada e seus diferentes estágios e a acolhida permantente.
O ciclo dos encaminhamentos inclusivos para a rede socioassistencial e/ou das políticas setoriais.
A inclusão nos serviços e programas do CREAS.
O trabalho social no âmbito de cada serviço.
A porta de saída da Proteção Especial de Média Complexidade.
6 — Os integrantes da capacitação receberão conhecimentos sobre a composição da equipe do CREAS conforme NOB/RH SUAS e as principais atribuições.
Os papéis, o perfil e os compromissos com a efetivação do SUAS: o que cada um faz, o que fazem juntos, o que não pode ser feito.
A capacitação e a autocapacitação permanente: capacitar-se em quê? Para quê?
Qual a modalidade do curso?
Este curso é oferecido nas modalidades: a) presencial; b) on-line, ao vivo e c) mista.
Qual a carga horária?
1 — Carga horária mínima recomendada é de 18 horas para equipes que atuam diretamente com o CREAS.
Na modalidade presencial, pode ser distribuída em 3 encontros de 6 horas. Nas modalidades online ao vivo ou mista, pode ser fracionada entre 3 e 6 encontros. Outras possibilidades sob consulta.
2 — A carga horária mínima recomendada é de 8 horas para integrantes da rede socioassistencial, rede intersetorial, SGD, Conselheiros outros.
Na modalidade presencial, pode ser distribuída em 1 encontro. Nas modalidades online ao vivo ou mista, pode ser fracionada entre 2 encontros.
Outras possibilidades sob consulta.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO, PELO CEL. (18)99117-5356, PARA SOLICITAR UM ORÇAMENTO.
SERVIÇO DE ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
O SAICA - Básico
Para quem é este curso?
1 — Este é um curso ideal para os profissionais que atuam diretamente no Serviço de Acolhimento de Crianças e Adolescentes — SAICA, tais como:
Equipes multidisciplinares, (assistentes sociais, psicólogos, orientadores e outros);
Educadores, pessoal de cozinha e limpeza e similares;
Aqueles com funções administrativas;
Coordenadores, gerentes e similares.
Integrantes de Diretoria, quando são entidades de assistência social.
2 — É uma formação necessária para os Gestores da Assistência Social nomeados, porém, conhecem pouco sobre a área ou necessitam de aprofundamento para qualificar e fundamentar sua gestão, assim como seus adjuntos e assessores.
3 — Essa capacitação pode, também, qualificar os demais integrantes da rede socioassistencial que atuam em outros serviços do SUAS, dentre os quais destacamos:
Profissionais de Referência da Proteção Social de Alta Complexidade.
Profissionais da Proteção Social Básica conforme o contexto local (CRAS, SCFV para adultos e crianças e adolescentes e outros serviços ou programas referenciados ao CRAS);
4 — Este curso é interessante para conselheiros do CMAS, do CMDCA e outros que compõem o Sistema de Garantia de Direitos e que têm interface com a Assistência Social e, particularmente, com a proteção especial de média e alta complexidade.
5 — Esta é uma formação que, também, oferece conhecimentos necessários ao desempenho das atribuições dos Conselheiros Tutelares em exercício, suplentes e, inclusive, aos candidatos ao Conselho Tutelar.
6 — Pode ser uma formação muito útil, também, para aqueles que irão prestar concurso público ou provas seletivas, estudantes e estagiários e profissionais interessadas na área de uma forma geral.
O que o participante aprende no curso?
Existe uma formatação com diferentes níveis de aprofundamento para este curso, possibilitando um alinhamento com as necessidades dos participantes e contexto local. Nesta perspectiva, o contratante pode escolher algumas áreas em que deseja uma abordagem sumária ou mais focada.
1 — O participante terá uma visão ampla sobre a construção social da cidadania da criança e do adolescente no Brasil, na perspectiva da legislação e da garantia de direitos.
A criança, a família, os direitos sociais e o acolhimento: linha do tempo.
O Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente com foco na realidade local e locus do SAICA.
A assistência social e o SUAS: os níveis de complexidade e vínculo entre SAICA E SUAS.
O Conselho Tutelar e o SAICA.
1.1 — No caso do SAICA ser executado por entidade de assistencial social ou OSC destaca-se o vínculo SUAS e a relação com o CMAS e também com o CMDCA.
2 — O SAICA como um serviço do SUAS e a Matriz tipificada: os parâmetros deste serviço na oferta de proteção social de alta complexidade.
3 — Contexto do Acolhimento: parâmetros e responsabilidades com base nos 7 princípios para o SAICA.
4 — A criança e adolescente acolhidos e a relação com o Sistema de Garantia de Direitos-SGD (a rede socioassistencial, a educação, a saúde, o Ministério Público, a vara da infância e juventude, o Conselho Tutelar, especialmente.)
5 — O direito à convivência social e comunitária e os desafios do Serviço de Acolhimento e a rotina no SAICA.
6 — O Trabalho em equipe e os papéis institucionais.
7 — A atuação do educador/cuidador: papéis, responsabilidades, compromissos e o trabalho com as crianças e adolescentes.
7.1 — Oficinas para educadores sociais conforme as necessidades específicas dos profissionais e o contexto local.
8 — A família: questões relativas às vulnerabilidades e os riscos e direitos sociais.
8.1 — A restituição de vínculos familiares como construção socialmente planejada, proposta e executada, considerando as forças e as potencialidades da família.
8.2 — O compromisso coletivo do SGD para além do aconselhamento e das orientações.
9 — O pós-acolhimento: desafios e as possibilidades — A relação SAICA e SGD.
Qual a modalidade do curso?
Este curso é oferecido nas modalidades: a) presencial; b) on-line, ao vivo e c) mista.
Qual a carga horária?
1 — Carga horária mínima recomendada é de 12 horas para equipes que atuam diretamente no SAICA, conforme as necessidades do serviço. Observamos que quando o curso é focado, exclusivamente, para educadores e pessoal de apoio, há necessidade de um alinhamento antes da formulação da proposta.
Na modalidade presencial, pode ser distribuída em 2 encontros, sequenciais, de 6 horas. Nas modalidades online ao vivo ou mista, pode ser fracionada entre 3 e 6 encontros. Outras possibilidades sob consulta.
2 — A carga horária mínima recomendada é de 6 horas para diretoria, integrantes da rede socioassistencial, rede intersetorial, SGD, conselheiros tutelares e conselhos gestores.
Outras possibilidades sob consulta.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO, PELO CEL. (18)99117-5356, PARA SOLICITAR UM ORÇAMENTO PERSONAlIZADO.
